MÍDIA

Esporte Espetacular mostra que o Futmesa já chegou ao Brasil

Novidade no Brasil, o Futmesa já é bastante conhecido na Europa, mas por um nome diferente: Fut Toc. E foi assim pesquisando sobre o esporte ainda com o nome gringo, que a reportagem do Esporte Espetacular descobriu a equipe do Futmesa Brasil.

Neymar, o mais famoso adepto do Futmesa, possui uma mesa e organiza campeonatos com seus “parças”.  Xavi Hernandes (ex-Barcelona e hoje no Al-Saad) também é fã declarado do esporte. O Bayer de Munique é outro que aposta na novidade para descontrair tanto para descontrair, quanto para aperfeiçoar a técnica de seus atletas.

Mas, como é que se joga esse futmesa? Para quem ainda não sabe como se joga, poderíamos dizer que é uma combinação de pingue-pongue com futevôlei. A regra fundamental é a seguinte: não vale por a mão na mesa. De resto, está tudo liberado, inclusive subir na mesa.

O resultado é um esporte muito dinâmico e divertido, que desenvolve “a habilidade, a precisão do toque e o condicionamento físico. Na Europa, eles usam muito como um aquecimento antes de jogar. No Santos, eles também usam, mas com uma mesa menor”, informa Flávio Deleo, sócio-fundador do Futmesa Brasil.

Jogadores do Santos se empolgam e sobre na mesa ao experimentar o Futmesa  - Crédito: Equipe Futmesa

A reportagem do Esporte Espetacular descobriu o Futmesa Brasil por meio do perfil da entidade no Instagram. Daí para agendar a gravação foi um pulo.

A equipe do Esporte Espetacular acompanhou três momentos: a primeira edição do campeonato de Futmesa no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, a apresentação do esporte para o público em geral, no Parque do Ibirapuera, e para jogadores de futebol dos times profissionais do Corinthians e do Santos Futebol Clube.

No Parque do Ibirapuera, a novidade surpreendeu os frequentadores, que pararam, fotografaram e alguns até arriscaram algumas jogadas. E quem mais curtiu o Futmesa nesse dia foram as crianças.

Frequentadores do Parque Ibirapuera experimentam o Futmesa - Crédito: Reprodução Tv Globo

"Os jogadores gostaram bastante, todos se divertiram. No Corinthians, quem mais curtiu foram o Pedrinho, Pablo, Guilherme Árabe e Maycon. No Santos  o Zeca, o Renato, o Lucas Lima, e o Yuri gostaram tanto que teve uma hora em que os quatro, que jogavam em dupla, subiram na mesa!”, conta Juliano Alvizzi, sócio-fundador do Futmesa Brasil.

Equipe do Corinthians aderiu em peso à diversão do Futmesa - Crédito: Equipe Futmesa

As metas agora são expandir o Futmesa para todo país, criar uma federação e trabalhar para incluir o esporte entre as modalidades olímpicas.

Confira aqui a íntegra da reportagem do Esporte Espetacular.

EVENTO SHOPPING METRÓPOLE

Veja abaixo a galeria de fotos do evento.