MÍDIA

Futmesa Brasil é modalidade filha do tênis de mesa e do futevôlei

O Futmesa é um esporte que nasce do casamento do tênis de mesa e do futevôlei. É com esse último que ele tem desenvolvido uma parceria mais intensa, conquistando novos atletas para a modalidade.

Reinaldo Lima de Souza, jogador e treinador de futevôlei,  é parceiro de primeira hora do Futmesa Brasil. Com vinte anos de experiência jogando na areia ele reconheceu de imediato o potencial do futmesa: "O futmesa agrega muito aos atletas no desenvolvimento do domínio da bola, concentração, agilidade e precisão no toque".

Já adepto da modalidade, antes do surgimento da Futmesa Brasil, Reinaldo fazia o aquecimento com uma mesa do bar antes das partidas do futevôlei - a estratégia já é conhecida por vários atletas. Com a mesa padronizada, agora com o formato hexagonal, a modalidade cresce em novas possibilidades.

"A mesa muito pequena não permite fazer fintas e manobras. Com esse novo modelo, há mais atalhos para executar o ataque", analisa Reinaldo.

Além do aquecimento turbinado, o treinador acredita que muitos atletas possam se encantar com o esporte e migrar do futevôlei para o futmesa. Para atingir esse objetivo, ele aposta na estratégia de realizar eventos em parcerias com as federações de futevôlei.

Outro ponto que será explorado pela Futmesa Brasil é a divulgação dos vídeos das partidas, levar as mesas para escolas e também para jogadores de futebol, profissionais ou anônimos.

Tudo isso para que a modalidade chegue forte para o verão, para isso estamos levanto o futmesa ao Avaí, Corinthians, Clube Pinheiros", conta ele.

Quem pode jogar Futmesa

Crianças a partir dos oito anos, acompanhadas de um adulto, já conseguem curtir o Futmesa Brasil. E não há limite de idade: enquanto a pessoa se sentir confortável para praticar esportes, ela pode participar.

Como o foco do esporte é a reunião dos amigos para se divertir, a modalidade admite partidas um contra um, de duplas mistas e até com pessoas de diferentes idades.

Quais são as regras

A principal regra é que não vale mão na mesa. Para disputas individuais, só vale um toque na bola; já para duplas três toques são admitidos antes de repassar para o time adversário.

Você se interessa por jogar o futmesa ou quer formar uma federação em seu estado? Entre agora em contato com a equipe do Futmesa Brasil.

EVENTO SHOPPING METRÓPOLE

Veja abaixo a galeria de fotos do evento.